terça-feira, 30 de junho de 2009

Futuro

Cá estamos nós, jovens freqüentadores, seguidores, colaboradores, pessoas sem ter o que fazer(talvez a maioria por esse motivo, ou não), e afins. Tá, nem todos jovens, afinal temos um véio gôdin entre nós(né, Leandro? :P).

Enfim, vamos ao que interessa.

Cada um de nós, como jovens que somos, amanhã velhos seremos. Até o amanhã, há uma quantidade imensa, um grande leque de opções pelas quais podemos optar, seguir e lutar. Alguns com mais ambição, outros nem tanto. Alguns já totalmente decididos sobre o que fazer da vida e outros ainda procurando um local onde ache que vá se encaixar melhor. O fato é que eu pessoalmente, acredito que todos aqui possuem um, no mínimo razoável potencial. Aquele necessário para pelo menos viver uma vida digna, justa, sem enormes turbulências. Ou não, pode ser que alguém queira uma vida super turbinada, cheia de adrenalina com problemas diários e afins. Bom, não é o meu caso.

Mas, como explorar esse potencial, se a própria vida muitas vezes nos impede? Afinal de contas, essa mesma vida é imprevisível, e pode ser cruel. Não, isso não é uma demonstração de pessimismo. Porém mesmo diante do otimismo, temos que saber que a vida é feita de fases. Uma hora parece que tudo dará certo, e do nada pode haver uma reviravolta, acabando com muitos planos. E qual a solução pra isso? Pensar baixo? JAMAIS! A ambição não pode ser confundida com coisas totalmente necessárias. Sim, ela é necessária. Porém é necessário um plano B, uma meta satisfatória. Mesmo que esse não seja utilizado, ele pode ser de muita valia, seja por um possível fracasso, seja para intermediar a vida(afinal, nada é de graça, o mero 'querer' não paga contas) enquanto esse objetivo maior não vem.

Ambição é algo que também não depende apenas de questões financeiras. Muitos preferem viver de forma mais humilde em torno de algo que goste muito, mas que pode não ter o retorno esperado, como música, como certos mercados competitivos, ou realmente pequenos. Há também a possibilidade financeira, como já citada. Essa depende mais, claro, do status, do dinheiro, independentemente da área de atuação escolhida. Mas, será que vale a pena ter uma vida um pouco mais confortável, porém atuar numa área como um profissional frustrado? Complicado pensar por esse lado. Será que vale mais a pena esse ramo, e levar aquela área considerada mais agradável como um hobbie?

Daí podemos partir para um assunto diferente, o qual pode determinar a eficácia do uso desse potencial. É a personalidade. Já parou pra pensar em quantas personalidades podem ser traçadas diante dessas opções que aqui foram citadas? Ambição, otimismo, pessimismo, conformismo, sistematização. Existem aqueles que se contentam com um plano B, existem os que afundam por não conseguir o objetivo principal e não voltam a se levantar. Podemos traçar diversas reações para diversas situações. Cabe a cada um saber como lidar com elas.

Eu, pessoalmente acredito que tudo na vida deva ter, ou estar próximo de um equilíbrio. Mesmo diante de uma queda, é necessário arrumar algo para se apoiar, nem que seja o próprio corpo, apenas se preparando pra queda, e pra se levantar depois. É necessário ao mesmo tempo uma aceitação da derrota, e já estar pronto para uma nova batalha. É complicado, mas é assim que ocorre. Uma guerra constante, geralmente interna entre nossas ambições e nossos objetivos, e a sensação de talvez não conseguirmos. São detalhes que muitas vezes definem o aproveitamento de uma oportunidade. A reação que temos a cada virada(ui) na vida pode definir se alcançaremos nossos objetivos ou não.

Mas, quer saber? Escrevendo esse post me veio uma coisa à cabeça. Fazemos tantos planos para o futuro, que esquecemos de viver o presente(acho que não é o meu caso, mas enfim :P). Como eu falei antes, tudo é uma questão de equilíbrio, ou seja, devemos inspirarmo-nos nas coisas valiosas do passado e aspirar sempre um bom futuro. Isso, claro, sem esquecer do presente.

Carpe Diem, seize the day. Gather ye rosebuds while ye may.
Aproveitem cada dia de forma extraordinária, sem esquecer que nossas ações de hoje, podem interferir no amanhã, da mesma forma que as de ontem interferiram nas de hoje.

Abraços from PANZ (:

3 comentários:

  1. Explicando: entramos nesse assunto no chat e eu falei que escreveria sobre isso. E aqui está. Divirtam-se(apesar do texto não ser bem "divertido" O_o)

    ResponderExcluir
  2. wtf? 4:30 da manha , sakei... eu li tudo e concordo... devemos sempre batalhar.. hj na aula de geografia assisti "Era uma vez." o rapaz principal , conhecido de um amigo meu , vive sua vida em Ipanema mas em uma favela... trabalha num quiosque.. todos ja viram? ele fica afim de uma garota mto gata e ela acaba gostando dele tb.. msm nas condições desfavoraveis , financeiramente falando. tudo eh possivel... eh soh kerer... E BATALHAR... WE SHALL NEVER FUCKING SURRENDER , MY FRIENDS!!!

    pronto , vou almoçar

    ResponderExcluir
  3. Excelente, excelente mesmo, parabéns !

    ResponderExcluir